quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Vida e Alcoolismo 2a. Parte


Vida e Alcoolismo
2ª parte

Joaquim Gamonal
Livro dos Espíritos perguntas 115, 116, 117, 118 e assim por diante, todos nós seremos espíritos puros é um determinismo divino.
E assim seremos se seguirmos as leis de Deus.
Diz a pergunta 614 do Livro dos Espíritos, que a lei natural é a lei de Deus, é a única capaz de levar o homem a felicidade ao progresso e a perfeição.
O homem será infeliz se dela se afastar; como a lei de Deus está gravada em nossa consciência; a pergunta 621 do Livro dos Espíritos, onde está escrito a lei de Deus? Na consciência. Quando não seguimos a nossa consciência, ela que nos diz o que fazer, ela é a lei e só não fazemos quando não queremos. Porque sabemos o que é certo e errado, através do livre arbítrio. Temos o poder de decidir e com essa ideia e nos diz: todo momento o que fazer, ela é a lei de Deus.
Com essa ideia introduzo o nosso papel de colaborador do Cristo, em busca da evolução, que é o nosso objetivo de estar na terra, fazer nossa parte na obra de Deus, evoluindo através do Amor, a não evolução é através do egoísmo.
Diz Emanuel: O egoísmo é a maior chaga da humanidade.
LE 913 – dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical? O egoísmo é a maior chaga da humanidade.
O Egoísmo é contrario ao Amor, porque o egoísta quer só para si, não é abnegado e o nosso lema guando espírita: fora da caridade não há salvação, fora da caridade não há evolução. A caridade; aprendemos que é o amor em ação, porque o amor que Jesus nos ensinou é o amor em atividade.
LE 886 – qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como entendia Jesus? Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão.
Aquele que é egoísta não se desprende, não dá não se doa, logo não pratica a caridade, então temos que nos livrar do egoísmo.
E falar em egoísmo é falar na vida das nossas famílias em nossas vidas, porque ainda é presença marcante em todos nós.
Como disse: Simão Pedro numa palestra no Rio de Janeiro há dois anos não é imperfeito estamos imperfeitos somos perfectíveis sempre avante, é natural em nosso estágio aqui nessa existência que ainda tenhamos vícios.
Estamos no mundo de provas e expiações, más estamos caminhando para o mundo de regeneração. Que depende de cada um de nós, individualmente fazer a sua parte.
O mundo de regeneração não será composto por espíritos superiores e sim por todos nós que aqui estamos e já estivermos assimilando e colocando em prática as atividades do homem de bem, praticando a caridade.
O mundo de regeneração não é um dia marcado por um decreto presidencial, o mundo de regeneração é dia após dia nós melhorando intimamente, eliminando as ervas daninha da nossa evolução. Como chegamos aqui na terra? Através de uma família, que se compõe natural de um homem e uma mulher, de um pai a mãe os filhos, que passam por papeis de primos até um dia chegarem a serem pais.
 O papel dos pais é relevantissimo, o papel dos pais no livro do evangelho, no livro dos espíritos e nos livros de dona Ivone, Emanuel mostra a importância do papel dos pais de colocar aqueles filhos no caminho. Diz Emanuel na pergunta 109 de O consolador, que até os sete anos a encarnação ainda não está completa, ela inicia na concepção má apenas por volta dos sete anos que fecha a encarnação do espírito no corpo físico.
Nesses primeiros sete anos como uma blindagem se põe se neste espírito não se lembre do que ele era antes. O que ele era na encarnação anterior; então os pais nessa brandura e aparente docilidade dos filhos podem incutir-lhes no íntimo, as suas boas ações e seus bons exemplos. Não só os pais mais todos aqueles que os cercam, dos sete, oito, até os doze anos, começa já com a encarnação formada, o espírito a se lembrar do que era em outras passagens pela terra. E ele começa a pesar; eu tiro a borracha do meu colega, más o papai diz: que eu não posso fazer; ele era vingativo e o papai ensinou a perdoar; ele era impaciente e o papai mandou ter calma com o irmãozinho; do oito aos doze ele escolhe de acordo com que foi colocado e com o que ele trazia, dos doze em diante adolescência ele escolhe, é uma fase difícil nós sabemos disto e dos dezoito em diante somente pela dor e pelas pancadas que ele vai mudar.  O espírito está formado e é esse o papel importante dos pais. O Papel dos pais é tão importante que já ouvi dizer que no mundo espiritual antes de encarnar o espírito que quer ser mãe faz cursos, se for aprovado vem como Mãe, se não, vem como Pai.
Más a gente vai ter oportunidade de novos cursos, porque a justiça e bondade divina nos permitirá novas incursões, porque a lei do pai não é da punição, a lei do pai é da oportunização; já diz a pergunta LE 171 -  (em que se funda o dogma da reencarnação) Lei da encarnação.
Que bom Pai não dará ao filho outra oportunidade?
Então nós pais poderemos ser mães. Fiquem tranqüilos.

Continua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário