quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Qual a Melhor Religião?

 Qual a Melhor Religião?

 

Existem muitas pessoas que julgam-se os eleitos perante Deus, possuidores de verdades absolutas que pisam em patamar mais alto dentro da realidade humana.

São aqueles que estão bem próximos aos desígnios benditos e por estarem em tão elevados nesta posição, denomina-se Juízes intocáveis em suas considerações.

O lema deste blog é primeiramente extinguir com as paredes dogmáticas que separam pessoas e sucessivamente nações, afastando pessoas do convívio fraterno.

Essas divisões são frutos de confusões bem arquitetadas para enganar ou iludir, distribuindo contextos complexos para interpretações equivocadas.

Somos inserido no meio social convivendo com a diferença e com diversidade, com isso vamos criando grupos de afetos pela sintonia em ideologia.

Neste convívio social nos corredores do ambiente de trabalho, em uma passagem corriqueira perto de pequeno grupo de pessoas, que aproveitando o momento informal conversavam sobre suas religiões.

Ali encontrava-se pessoas amigas ligadas por laços profissionais mais que tinham ideologias religiosas bem distintas.

Nesta passagem rápida, percebi os ânimos alterados em que um exaltou que o seu Deus era superior a de um outro amigo.

Pensei ficar por perto para observar melhor a conversa e devido a outros afazeres, não pude estar com eles um pouco mais.

Más assim que tive oportunidade de estar com aquele que mais moderado, que estava sendo diminuído e indaguei o conteúdo da conversação.

Já de posse do esclarecimento que veio colaborar com a impressão que tinha percebido, e constatei o que resolvi escrever, fazendo uma análise sobre o tema que me parece bem oportuno.

Existem vários grupos de religiosos que se afinam com afinidade de pensamento e por isso elegem aquele grupo e começa a fazer parte como praticante externando sua fé.

Vou fazer síntese segundo minha percepção e aceito sugestão ou comentários que venham aclarar melhor, elucidando assim e que tenhamos como fazer justiça acrescentando todos os tópicos importantes para identificação do grupo citado.

Começando a falar primeiramente da religião que tive em minha infância em que a minha família muito ortodoxa, seguiam a Religião Católica; com isso fui inserido seguindo seus dogmas.

Católicos – (Vaticano – sua maior representação) Existem pessoas que através de grande dedicação a estudos da religião, optam por clausura e celibato, tornando-se Padres ou Madres; para mais tarde após sua formação passam a guiar as pessoas dentro desta religião, conduzindo-os no caminho da fé.

Tem sua reunião em Igrejas bem ornamentadas, com andores Santos e representação do momento crucial do mestre Jesus Crucificado, que chamamos de “Missa”, em que o Padre já Ordenado, fazem homilias retratando momentos vividos pelo Cristo e celebram nesta cerimonia a representação de momentos da última ceia, onde a hóstia é consagrada e o vinho, representa o corpo e sangue de Cristo.

Existem datas comemorativas em que representam e penitenciam em devoção aos Santos.

Há o batismo em que os pais e padrinhos se compromete a guiar seus tutelados dentro da religião.

Há também a Confissão, em que a pessoa arrependida pelos seus pecados, externam em segredo para o Padre, o qual o destina atribuição e conselhos para redimir os seus pecados.

Existem as Irmãs de caridade que dedicam suas vidas em devoção total e abraçam em ordenações de caridade em prol de semelhantes.

Acreditam que nascemos no momento em que o espírito e dado ao corpo e que vive sua vida dentro dos preceitos da igreja e volta depois da morte para o limbo aguardando o julgamento, até que serão absolvidos de todos os pecados e voltamos para Deus.

 

Evangélicos – (surgiu como reformas dentro das religião Católica, ex.: Lutero e outros nomes), Existem muitas denominações dentro desta religião, são pessoas que passam por formação dogmáticas para mais tarde como Pastores já formados, a frente da Igreja, conduzem seus adeptos estudando as escrituras bíblicas.

Bem trajados, orgulhosos carregam sua Bíblia sempre à mão, bem intencionados e seguem seus Pastores em extrema devoção.

Não cultuam imagem ou adornos, templos bem ornamentados.

Os Pastores e seus Obreiros, fazem orações fervorosas pelos demônios oportunistas que se apossam de seguidores e devolvendo-os a paz para seguirem suas vidas.

Muitas são os seguimentos e obras a favor de pessoas sofridas, caídas no abismo da dependência de vícios.

Trabalhadores valorosos.

 

Existem os Espiritas Umbandistas – São pessoas que trazem a cultura milenar dos Negros que viviam em colônias dentro de um regime autoritário que escraviza os nossos irmãos negros capturados no continente Africano, vendidos como animais a trabalhar nas lavouras sobre tortura e castigos excessivos.

Com isso ele tinham a quem dedicar suas preces pedindo alento para suportar suas penas aplicadas por chicotes e correntes.

Dentro de Senzalas onde eram aglomerados para passarem a noite; Sendo assim tinha a luz da lua ou tochas fumegantes para iluminar os corpos negros que brilhavam ensanguentado pelas feridas marcadas ou pela exposição ao sol.

Começaram a dirigir suas orações aos Santos protetores, assim criaram o sincretismo, que era uma maneira de adoração aos seus Santos.     

Ex.: Deus – Oxalá, Ogum – São Jorge, e outros nomes.

Pois os Patrões não admitiam que os Negros como eram considerados e tratados, não tinha o direito de adorar os mesmos Santos que eles.

Eles embebidos em álcool que pingava dos engenhos de cana de açúcar, ficavam alucinados e conseguiam visões de divindades que traziam alento e os ajudavam a suportar a dor.

Eram considerados loucos, pois trabalhavam o dia todo em serviço a brutal nos canaviais e a noite dançavam com alegria.

Tinham os Pretos Velhos que eram os anciãos do grupo que traziam aconselhamentos de paz e traziam também grande esperança.

Tinham também os caboclos que eram os negros guerreiros, com grande envergadura física, não temia nada; fortalecendo-os para suportar as provas mais difíceis.

 

Por último vou falar da fé que sou praticante. Que são Espiritas Kardecistas.

Allan Kardec – foi um grande estudioso da época em que estavam acontecendo fenômeno paranormais que não tinham respostas para justificar tais fatos, chamados de mesas girantes.

Tinha que explicar o que estava acontecendo e foi ele eleito com ser a mente mais preparada para dar solução e esclarecimento do que estava acontecendo por de trás daqueles episódios na época.

Depois de longa pesquisa, ele de maneira bem pedagógica chegou à conclusão que havia uma força inteligente atrás dos fenômenos.

Atribuiu aos mortos que já tinha vivido na terra e levanta a questão sobre a morte e o que vem depois.

Chegou à conclusão que somos EspÍritos que habita um corpo com a função de atingir a perfeição e que através do nosso livre arbítrio adquirimos karmas espirituais e que Deus com todo seu amor nos permite uma nova oportunidade em outra vida para resgatar nossas dividas.

Acreditamos na Reencarnação da Alma, nesta viagem em busca de elevação espiritual até alcançarmos a perfeição.

Continuo posteriormente este estudo e estou disposto a completar com sua opinião ou duvidas as quais estou aberto ao diálogo.

Conclusão prévia: existe só Deus que nos dá liberdade de escolha, e nos concede a eternidade para estagiarmos nas escolas doutrinárias em busca de verdades que está em tudo que é divino.

Muita Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário