quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Expectativas para o Novo

 

Expectativas para o Novo

 

Passam anos e anos, sempre projetamos as expectativas das realizações de sonhos e projetos que ficaram em segundo plano, devidos as prioridades que nos consumiram os dias e os meses passados.

Adentramos por várias vezes entusiasmados cometidos de grande euforia dos festejos do fim de ano e traçamos metas em várias áreas de atuação.

São projetos que segundo nossas projeções estão bem fáceis e ao alcance para realização no ano que se inicia.

As mudanças requerem muitos esforços íntimos, pois esses maus hábitos e vícios já fazem parte integrante em nossas vidas e não fazemos ideias como serão difíceis essa castração destas bengalas psicológicas que usamos para o enfrentamento como convívio social.

Esse trabalho é muito difícil pois trata-se de membro psicológico que alimentamos por muitos anos e se tornam uma parte acoplada em nosso ser.

Esse trabalho de mudança assemelha-se a uma amputação de algo que elegemos por muito tempo necessária para nossa sobrevivência social.

Precisamos primeiro reconhecer o que está errado e o que nos tem feito perder o equilíbrio das coisas necessárias para nosso bem estar.

Não existe milagres para resolver os problemas de algo que temos praticado por um bom tempo com certa assiduidade praticamos.

Vamos pensar em uma pessoa que por ventura tem o costume de comer um pouco mais que o normal e de repente resolve fazer uma dieta para recuperar o peso que ganhou durante muitos anos de consumo exagerado.

Essa pessoa primeiramente precisa entender que está comendo muito além do normal e que seu corpo não consegue digerir os alimentos que tem colocado em sua dieta.

O grande problema é que essa ama comer e se sente no prazer de ingestão dos alimentos, esquivando dos problemas e ali ela encontra a paz e satisfação.

Imagine então outra pessoa que tem feito grande uso de bebidas ou cigarros ou outras drogas nocivas a sua saúde.

O corpo se adapta com exagero e começa a compensar e dispensar na medida que o corpo sustenta, caso contrário, começa a danificar e comprometer os órgãos e desenvolve doenças oportunistas que em futuro próximo se instala em seu corpo.

Entendo o corpo como uma grande máquina bem regulada e flexível que vai se adaptando com os excessos e com o tempo a conta é cobrada com uma diferença fatal e brutal, não temos peças para a reposição.

Não existe dietas milagrosas que te fará perder peso sem o esforço em dosar melhor o que está consumindo em sua dieta.

No caso das drogas tidas como lícitas que são as bengalas psicológicas que as pessoas elegem para os enfrentamentos com os amigos, sentindo uma falsa segurança pelo uso destas substancias alucinógenas, ficando assim mais eloquentes e falantes.

Essa dependência com o tempo devido ao uso constante, tornam-se crônicas e ficar sem elas será difícil.

É muito comum a pessoa na passagem de um ano para outro, lançar promessas que irão abster do vício.

Promessa que são feitas da boca para fora, sem a menor análise de sua complexidade.

Ninguém que faz uso do álcool ou tabagismo, conseguirá vencer o vício sem ajuda das pessoas que estão a sua volta e muitos precisarão de ajuda de profissional ou frequentando associações de pessoas que venceram as drogas com enfrentamento e evitando o primeiro contato.

Muito difícil será para uma pessoa fazer essa mudança se a família não apoiar e colaborar efetivamente para que ela possa evitar o contato ou se sinta coagido recaindo na recorrência de tais recursos para se sentir inserido no grupo a que pertence.

A pessoa faz um brinde prometendo que irá parar de beber, isso não vai acontecer.

Quem quer fazer uma mudança precisa reconhecer que aquele vício está atrapalhando e incomodando todos a sua volta.

Não quero ser pessimista em afirmar que não tem como virar a chave e mudar a tendência negativa que tem nos limitado e deixado doentes.

Faça pequenas mudanças, testando sua capacidade de superar seus limites.

Eu posso ficar hoje sem usar isso ou aquilo que me tem feito mal.

Essa mudança será desafios diários e passará a semanais e consequentemente mensais e futuramente não mais necessário durante o ano e seu corpo agradece, retribuindo com melhora do bem estar.

Feliz ano que se inicia, cheios de projetos que possa realizar com muitas paz e amor em seu coração por uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário